A compra de qualquer imóvel deve ser realizada por um profissional experiente. Qualquer descuido, o sonho da casa própria se transforme em um enorme pesadelo.

Os cuidados na compra de um imóvel passam por diversas fases, que vão desde a análise documental do imóvel até a análise dos vendedores.

Os cuidados na compra de imóvel são realizados com base na certidão de matrícula atualizada do bem, que deve ser solicitada pelo próprio comprador junto ao Cartório de Registro de Imóveis no qual o imóvel está registrado.

Evitar fraudes ao comprar um imóvel

Para evitar fraudes, aconselhamos que toda a documentação do imóvel e dos vendedores deve ser solicitada pelo próprio comprador. Não aceite documentação vinda estranhos! Ao compra um imóvel, ainda que esteja assessorado por uma imobiliária ou corretor, aconselhamos que o comprador conte com a orientação de um advogado especialista em direito imobiliário; uma porque o advogado é especialista e sua análise do caso tende a ser mais abrangente e segura; duas porque há profissionais que em nome da comissão farão qualquer coisa para você comprar o imóvel, ainda que a aquisição esteja sendo realizada sob risco.

Além disso, a matrícula atualizada do imóvel deve ser solicitada dentro do mês da compra, preferencialmente uma semana antes. Matrículas antigas podem não retratar a real situação do imóvel. Entre a expedição da matrícula e a concretização da compra, muitas coisas podem acontecer com o imóvel. Por isso aconselhamos que a matrícula seja expedida uma semana antes da assinatura do contrato.

Com a matrícula em mãos, o comprador saberá se o vendedor é realmente o verdadeiro proprietário do imóvel. Além desse cuidado na compra do imóvel, a matrícula apontará se o bem está livre de restrições como hipotecas, penhoras e outros ônus que possam comprometer a segurança do negócio.

Dentre outras informações contidas na matrícula imobiliária, destacamos o histórico das aquisições anteriores, ou seja, como o vendedor adquiriu aquele imóvel do vendedor anterior: por compra e venda, financiamento, doação, usucapião, etc. Transações anteriores obscuras podem comprometer toda a cadeia aquisitiva futura. Por isso, qualquer transação anterior que fuja da normalidade deve ser investigada pelo último comprador, a fim de se evitar dissabores futuros.

Tão importante quanto investigar o imóvel, é analisar os vendedores. Trata-se de mais uma etapa de cuidado na compra do imóvel. Saber com antecedência se os vendedores possuem dívidas é de suma importância.

O devedor responde com o seu patrimônio. Esse é mais um dos motivos para tomar cuidado na compra do imóvel. Ao comprar um imóvel de um devedor, você está correndo o risco de perder o imóvel para o credor do comprador. Essa a razão de se analisar a situação do vendedor antes da compra do imóvel.

Além disso, faz parte do cuidado na compra do imóvel a necessidade de se avaliar o grau de endividamento do vendedor e a data das dívidas. Porém, algo é certo, caso constate que o vendedor tenha dívidas, o sinal de alerta deve ser acionado. Todo cuidado é pouco para não adquirir um imóvel de um vendedor endividado, uma vez que a responsabilidade pelo pagamento dessas dívidas pode recair sobre você, comprador.

Venha tirar suas duvidas relacionados aos seus Direitos no Grupo KWS

Entre em contato preencheendo o formulário abaixo

Loading...
Regiões Onde Atendemos